Mesmo atrasada para a competição em Foz do Iguaçu (PR), a ponteira e estudante de nutrição Paula Mohr, da Seleção Brasileira Juvenil, ajudou a equipe do Rio Grande do Sul a conquistar uma das vagas da final feminina do vôlei das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. Na tarde desta sexta-feira, dia 26, as gaúchas da Univates venceram as brasilienses da Universidade Católica de Brasília por 3 sets a zero, com parciais de 25/16; 25/21; 25/21. Na final, as sulistas enfrentam a equipe vitoriosa do confronto entre Santa Catarina (Unochapecó) e São Paulo (Unip).
No jogo que definia uma das equipes que disputará o ouro neste sábado, 27, a disputa foi acirrada. O primeiro set foi o menos disputado e as acadêmicas da Univates conseguiram manter a vantagem do começo ao final. No segundo set, a briga foi mais apertada. Mesmo assim, as gaúchas se mostraram superiores e fecharam com quatro pontos de diferença. No terceiro e mais emocionante set, as brasilienses se mantiveram na frente até os 16 pontos. Mas as meninas do Sul cresceram e viraram, fechando em 25/21.
Paula chegou a Foz do Iguaçu depois do jogo de estreia da sua equipe nas OUJUBs. Ela estava representando a equipe brasileira juvenil no campeonato sul-americano. A atleta, que foi campeã junto com a seleção, aguarda o campeonato mundial, em 2013, na República Tcheca. Sobre a classificação da equipe do Rio Grande do Sul, ela aponta que a conquista não é apenas do time. “É a primeira vez que o Rio Grande do Sul chega a uma final universitária. Isso é muito importante para nós e para o estado, porque é um sinal de que o estado tem potencial e merece investimento no vôlei”, diz Paula, que participou do Mundial Infanto-Juvenil da Turquia, no ano passado.
Dos jogos que participou, Paula comenta que precisa estar mais próxima das meninas do time e dar mais de si em quadra. “Faz cinco meses que eu não treino com a equipe, talvez seja esse o motivo pela falta de entrosamento, mas eu vou tentar, de algum jeito, ajudar a equipe, como eu estou fazendo”, revela. Sobre sua participação nas OUJUBs 2012, ela diz que não é só a medalha que importa. “O JUBs é um campeonato muito importante. Nessa mistura de esportes, podemos interagir com atletas de outras modalidades e ver que não é só o vôlei que precisa crescer no Brasil”, avalia a atleta, de apenas 18 anos.
As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
SÃO PAULO VENCE SANTA CATARINA NAS SEMI-FINAIS
Rio Grande do Sul e São Paulo se enfrentarão na manhã deste sábado, dia 27, no Centro de Convenções, em Foz do Iguaçu (PR), em partida válida pela final feminina de vôlei da Primeira Divisão das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. Na tarde de sexta-feira, 26, a equipe paulista da Unip venceu as catarinenses, da Unochapecó, de virada, por 3 sets a 2 (21/25, 13/15, 25/23, 25/22, 15/8). Já as gaúchas da Univates deixaram para trás as atletas da Universidade Católica de Brasília por 3 sets a 0 (25/16, 25/21 e 25/20). A equipe do Distrito Federal disputa o terceiro lugar, também neste sábado, com as alunas de Santa Catarina.
“Hoje nosso jogo encaixou e nós merecemos estar na final”, avalia a capitã da UNIP, Bruna Amaral. De acordo com a meio de rede, nos dois sets que o time perdeu, faltou volume de jogo. “Nós estávamos deixando elas jogar. Quando começamos a jogar, ganhamos”, reforça Bruna.
Para o técnico de São Paulo, Fernando Gomes, as meninas demoraram a se encontrar no campeonato. Como as atletas jogam em clubes diferentes, não têm tempo de treinar em grupo. “Conforme o campeonato vai passando é que vamos buscando ritmo” afirma Fernando.
Sobre a vitória de virada, o professor, quase sem voz, explica que foi uma questão de confiança. “Estamos aqui para buscar o bicampeonato e eu acreditei o tempo inteiro que as meninas poderiam buscar a virada e elas mostraram que dava”, lembra. Para a final, o professor diz que as atletas entrarão em quadra mais fortes por conta do resultado de hoje. “Depois desse jogo, elas sabem que tudo pode acontecer. Quem tiver disposição para ganhar é que vai ficar com o título”, explica.
As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), corealizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário