SEJAM TODOS BEM VINDOS AO BLOG DA AVATES!

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA AVATES!
Agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho e convidamos a acompanharem o blog no decorrer da temporada. Aqui encontrarão muitas informações sobre tudo que acontece com nosso projeto e nossas equipes!
Abraço a todos e torçam por nós!


PATROCINADORES E APOIADORES DE 2018:
- UNIVATES
- COOPERATIVA LANGUIRU
- LOJAS BENOIT
- PREFEITURA DE ESTRELA
- DOCILE
- PLASTRELA
- LOJA SHOW DOS ESPORTES
- NUTRICIONISTA NÁDIA RIGOBELLO
- CLÍNICA DE FISIOTERAPIA ESPAÇO E SAÚDE

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Abertas as Olimpíadas Universitárias JUBs 2012



Campeã olímpica em Londres 2012, a judoca Sarah Menezes acendeu a pira das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012, na noite desta quinta-feira, 18, abrindo oficialmente a maior competição universitária do Brasil. A Cerimônia de Abertura foi realizada no Mirante Central da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), e contou com a presença de diversos competidores que ficaram encantados com o show de luzes projetadas na barragem.
Além dos atletas, estiveram presentes à cerimônia o Diretor de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida do Estado do Paraná, Luis Costenaro; o Prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi; o Presidente da CBDU, Luciano Cabral; o Diretor Geral das Olimpíadas Universitárias e Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Edgar Hubner; e o Presidente da Federação Paranaense de Desporto Universitário, Ney Mecking, entre outras autoridades presentes ao evento. “Gostaria de agradecer á cidade de Foz do Iguaçu e à Usina de Itaipu por essa bela recepção. Desejo sorte aos atletas, técnicos e voluntários. Uma grande competição a todos”, disse o paranaense Edgar Hubner.
“Se somarmos os 52 anos de Jogos Universitários aos oito de Olimpíadas Universitárias teremos 60 anos de competições universitárias nacionais no Brasil. É um numero significativo e que nos deixa muito orgulhosos”, disse o presidente da CBDU, Luciano Cabral.
Inovadora, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Universitárias não aconteceu dentro de um ginásio, mas ao ar livre. Mas a festa manteve a tradição da entrada das bandeiras dos 26 estados nacionais mais o Distrito Federal, além do Hino Nacional Brasileiro. A cerimônia teve ainda o juramento dos atletas, realizado pelo enxadrista Hugo Mendonça Caetano, de Foz do Iguaçu, e o juramento dos árbitros, que foi feito pelo pai do atleta, o professor de matemática e árbitro de xadrez, Pedro de Mendonça Caetano.
Na sequência, o Prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi deu as boas vindas a todos os participantes da competição e declarou abertas as Olimpíadas Universitárias. “Eu fui atleta universitário e ficava em alojamento coletivo. Hoje os atletas estão nos bons hotéis de Foz do Iguaçu. Parabéns ao COB e à CBDU por proporcionarem o melhor para todos os participantes. Sejam todos bem-vindos à Foz do Iguaçu”, disse o Prefeito.
O ponto alto da festa ficou para o final. Um espetáculo de luzes dinâmico e original, sincronizado com uma trilha sonora criada pelo diretor musical Antonio Faya, impressionou os espectadores pela beleza e grandiosidade. A usina iluminada pareceu ser maior do que ela realmente é.
Após o show, a judoca Sarah Menezes acendeu a pira das Olimpíadas Universitárias. "Ser convidada para acender a pira é um reconhecimento. Sinto orgulho de representar o meu estado, o meu esporte e a minha faculdade”, disse a campeã olímpica, que conheceu as Cataratas do Iguaçu na manhã da quinta-feira.
Maior usina geradora de energia do mundo, a Hidrelétrica de Itaipu foi construída entre 1975 e 1982 no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, o termo significa "pedra que canta". A barragem tem uma altura de 196 metros e comprimento de 7,9 km. Para se ter uma ideia do tamanho da usina, a quantidade de concreto usado para a sua construção seria suficiente para levantar 210 estádios do Maracanã. O ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel e o volume de escavação de terra e rocha é 8,5 vezes maior que o do Eurotúnel, que liga a Inglaterra e a França. A sua construção envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas.

Cerca de 3 mil atletas de todos os estados brasileiros disputam as Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. Os esportes individuais abriram a competição. Na quinta-feira, aconteceu a primeira rodada do torneio de xadrez, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Os combates do judô e as disputas do atletismo e da natação começam nesta sexta-feira e vão até domingo, no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti. Os torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei começam no dia 23 com as partidas pela fase classificatória.
As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), corealizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio da Federação Paranaense de Esporte Universitário e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário