SEJAM TODOS BEM VINDOS AO BLOG DA AVATES!

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA AVATES!
Agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho e convidamos a acompanharem o blog no decorrer da temporada. Aqui encontrarão muitas informações sobre tudo que acontece com nosso projeto e nossas equipes!
Abraço a todos e torçam por nós!


PATROCINADORES E APOIADORES DE 2018:
- UNIVATES
- COOPERATIVA LANGUIRU
- LOJAS BENOIT
- PREFEITURA DE ESTRELA
- DOCILE
- PLASTRELA
- LOJA SHOW DOS ESPORTES
- NUTRICIONISTA NÁDIA RIGOBELLO
- CLÍNICA DE FISIOTERAPIA ESPAÇO E SAÚDE

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

UNIVATES/AVATES É FINALISTA DOS JUBS!!!

RIO GRANDE DO SUL NA FINAL DOS JUBS! HISTÓRICO!


Mesmo atrasada para a competição em Foz do Iguaçu (PR), a ponteira e estudante de nutrição Paula Mohr, da Seleção Brasileira Juvenil, ajudou a equipe do Rio Grande do Sul a conquistar uma das vagas da final feminina do vôlei das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. Na tarde desta sexta-feira, dia 26, as gaúchas da Univates venceram as brasilienses da Universidade Católica de Brasília por 3 sets a zero, com parciais de 25/16; 25/21; 25/21. Na final, as sulistas enfrentam a equipe vitoriosa do confronto entre Santa Catarina (Unochapecó) e São Paulo (Unip).
No jogo que definia uma das equipes que disputará o ouro neste sábado, 27, a disputa foi acirrada. O primeiro set foi o menos disputado e as acadêmicas da Univates conseguiram manter a vantagem do começo ao final. No segundo set, a briga foi mais apertada. Mesmo assim, as gaúchas se mostraram superiores e fecharam com quatro pontos de diferença. No terceiro e mais emocionante set, as brasilienses se mantiveram na frente até os 16 pontos. Mas as meninas do Sul cresceram e viraram, fechando em 25/21.
Paula chegou a Foz do Iguaçu depois do jogo de estreia da sua equipe nas OUJUBs. Ela estava representando a equipe brasileira juvenil no campeonato sul-americano. A atleta, que foi campeã junto com a seleção, aguarda o campeonato mundial, em 2013, na República Tcheca. Sobre a classificação da equipe do Rio Grande do Sul, ela aponta que a conquista não é apenas do time. “É a primeira vez que o Rio Grande do Sul chega a uma final universitária. Isso é muito importante para nós e para o estado, porque é um sinal de que o estado tem potencial e merece investimento no vôlei”, diz Paula, que participou do Mundial Infanto-Juvenil da Turquia, no ano passado.
Dos jogos que participou, Paula comenta que precisa estar mais próxima das meninas do time e dar mais de si em quadra. “Faz cinco meses que eu não treino com a equipe, talvez seja esse o motivo pela falta de entrosamento, mas eu vou tentar, de algum jeito, ajudar a equipe, como eu estou fazendo”, revela. Sobre sua participação nas OUJUBs 2012, ela diz que não é só a medalha que importa. “O JUBs é um campeonato muito importante. Nessa mistura de esportes, podemos interagir com atletas de outras modalidades e ver que não é só o vôlei que precisa crescer no Brasil”, avalia a atleta, de apenas 18 anos.
As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.



SÃO PAULO VENCE SANTA CATARINA NAS SEMI-FINAIS

Rio Grande do Sul e São Paulo se enfrentarão na manhã deste sábado, dia 27, no Centro de Convenções, em Foz do Iguaçu (PR), em partida válida pela final feminina de vôlei da Primeira Divisão das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. Na tarde de sexta-feira, 26, a equipe paulista da Unip venceu as catarinenses, da Unochapecó, de virada, por 3 sets a 2 (21/25, 13/15, 25/23, 25/22, 15/8). Já as gaúchas da Univates deixaram para trás as atletas da Universidade Católica de Brasília por 3 sets a 0 (25/16, 25/21 e 25/20). A equipe do Distrito Federal disputa o terceiro lugar, também neste sábado, com as alunas de Santa Catarina.
“Hoje nosso jogo encaixou e nós merecemos estar na final”, avalia a capitã da UNIP, Bruna Amaral. De acordo com a meio de rede, nos dois sets que o time perdeu, faltou volume de jogo. “Nós estávamos deixando elas jogar. Quando começamos a jogar, ganhamos”, reforça Bruna.
Para o técnico de São Paulo, Fernando Gomes, as meninas demoraram a se encontrar no campeonato. Como as atletas jogam em clubes diferentes, não têm tempo de treinar em grupo. “Conforme o campeonato vai passando é que vamos buscando ritmo” afirma Fernando.
Sobre a vitória de virada, o professor, quase sem voz, explica que foi uma questão de confiança. “Estamos aqui para buscar o bicampeonato e eu acreditei o tempo inteiro que as meninas poderiam buscar a virada e elas mostraram que dava”, lembra. Para a final, o professor diz que as atletas entrarão em quadra mais fortes por conta do resultado de hoje. “Depois desse jogo, elas sabem que tudo pode acontecer. Quem tiver disposição para ganhar é que vai ficar com o título”, explica.
As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), corealizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

FEDERAÇÃO GAÚCHA REALIZA AVALIAÇÃO DE ATLETAS PARA AS PRÓXIMAS SELEÇÕES

Foi realizada no dia 20/agosto, no GN União em Porto Alegre, avaliação de atletas infantis - Idade: nascidas 97 a 99.
O projeto manterá um banco de dados, visando o futuro das seleções Infanto-Juvenis e Juvenis femininas.
40 atletas foram observadas e avaliadas em diversos aspectos, tanto na área técnica quanto médica, o que torna o empreendimento confiável.
Parabéns ao Prof. Dênio do GN União pela iniciativa e um agradecimento especial aos técnicos: Profa. Helga da Sogipa, Prof. Rodrigo do Martim Luther, Prof. Marlon do Martim Luther e Profa. Sandra do GN União que acreditaram no projeto e estiveram apoiando os treinamentos.
Agradecemos também a Dra. Rita Frias pelo excelente trabalho realizado nas avaliações, abrindo mão de seu tempo livre para enriquecer o trabalho.

A Seleção Gaúcha infanto-juvenil é a atual vice-campeã brasileira, e conta com sua comissão técnica composta pelos professores Rodrigo Rother (técnico), Diogo Desbessel (assistente técnico) e Juca Klein como supervisor.

Avaliação foi realizada com 40 atletas e ocorrerá novamente ainda este ano para contemplar as atleras que não participaram.

A Seleção Gaúcha que foi vice-campeã brasileira em 2012 pode ter suas imagens e resultados acompanhados clicando no link abaixo:
Seleção Gaúcha 2012: vice-campeã brasileira

As atletas da AVATES que participaram da avaliação podem ser vistas link abaixo:
Convocação para avaliação FGV 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

UNIVATES ESTÁ NA SEMI-FINAIS DOS JUBS


JUBS
Na terça-feira (23), a equipe da Univates/Avates que disputa os Jogos Universitários Brasileiros em Foz do Iguaçu no Paraná, venceu o primeiro jogo da competição, de virada, pelo placar de 3x2. A partida foi contra a FMN de Pernambuco, parciais de 23x25, 21x25, 25x17, 26x24 e no tié-break 15x10.
Na quarta-feria (24), mais uma vitória com o mesmo resultado e novamente de virada, porém, desta vez contra a Universidade Católica Dom Bosco, do Mato Grosso do Sul. As atletas comandadas por Rodrigo Rother venceram o primeiro set por 25x23, perdeu o segundo e o terceiro por 17x25 e 24x26. Novamente na superação, venceu o quatro set por 25x11 e um emocionante tie-break por 15x13. Após o segundo resultado positivo na fase classificatória, a Avates garantiu a vaga antecipada na semifinal da competição.
Na quinta-feira (25) foi a vez de enfrentar a Unochapecó, de Santa Catarina, valendo o primeiro lugar na chave e o cruzamento das semi-finais. Num jogo muito disputado a Univates foi derrotada por 1x3, com parciais de 22x25, 22x25, 25x23 e 25x23. Esta foi a melhor atuação da equipe no torneio, como explica o técnico Rodrigo Rother: "O adversário é um candidato ao título e, apesar da derrota, evoluímos muito em vários aspectos do jogo. Agora nosso pensamento está somente na semi-final".
A semi-finais ocorrem nesta sexta-feria as 12 horas, entre Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e a outra semi-final entre Santa Catarina e São Paulo. A grande final será disputada no sábado.

Paulinha foi campeã sulamericana juvenil com a Seleção Brasileira e agora está devolta a equipe da Univates/Avates.
REFORÇO
Vale lembrar que o grupo universitário não conta com todas as atletas da Univates/Avates, isto, em razão de algumas jogadoras não terem vínculo com a Univates.
Outro ponto a ser ressaltado é o reencontro da atacante Paula Mohr, com o restante do grupo. A jogadora que foi campeã do Sul-Americano pela Seleção Brasileira Juvenil na segunda-feira (22), já está no Paraná, e inclusive, participou do segundo desafio da Avates.

BLOG E SITE DAS OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS
Mais informações sobre as Olimpíadas Universitárias podem ser vistas nos seguintes sites:

IMAGENS DA UNIVATES/AVATES NOS JUBS


Languiru/Martin Luther/Pref. Estrela é 4° no Estadual Adulto

Languiru/Martin Luther/Pref. Estrela perde em casa e deixa escapar o terceiro lugar. Apesar da luta dentro das quatro linhas e do apoio do torcedor, equipe infanto da Avates se despediu do Estadual adulto feminino de vôlei no quarto lugar.

 
ESTRELA – Na quarta-feira (24), a equipe da Languiru/CML/Pref. Estrela recebeu no ginásio do Colégio Martin Luther, em Estrela, o time da Associação Esportiva Recreativa de Passo Fundo. Depois de quatros set’s, uma vitória das visitantes pelo placar de 3x1 com parciais de 22x25, 17x25, 25x19 e 20x25.
Nos dois primeiros set’s da decisão de terceiro e quarto lugar do Gauchão, mesmo com a equipe estrelense tendo a vantagem de jogar em casa em função da melhor campanha na primeira fase, o time da A.E.R., comandado por Gilberto Bellaver, o Giba, mostrou superioridade e jogou em cima dos erros do CML. “Não conseguimos virar as bolas. Erramos demais no início da decisão”, salientou Marlon Bohn, técnico das categorias de base da Avates, que assistia da arquibancada o duelo.
No terceiro set, com os saques funcionando pelo lado de Estrela, o time do técnico Marcelo Sehn, conseguiu vencer com uma vantagem de seis pontos.
Porém, no quarto set, a levantadora Bruna Janish do time de Passo Fundo, eleita melhor jogadora da partida e também a melhor da posição em toda competição ao final do jogo, conseguiu distribuir bem os ataques dos visitantes, e novamente com erros de fundamentos como: saques e bloqueios, o Languiru/CML/Pref. Estrela foi derrotado e viu a equipe da A.E.R. comemorar a conquista do terceiro lugar.
Ao final da partida, Sehn, concedeu entrevista aos veículos de imprensa presentes. “A nossa proposta em colocar um time infanto no campeonato adulto foi alcançada. Chegamos entre os quatro primeiros e demos bagagem para estas atletas”. 
Os objetivos da equipe se voltam agora para a disputa do CERGS (Campeonato Escolar do Rio Grande do Sul), a Taça Paraná e as finais do Campeonato Estadual Infanto.
As equipes da Avates recebem o apoio do Colégio Martin Luther, Prefeitura Municipal de Estrela, Univates, Cooperativa Languiru, Academia Corpus, ASICS, Clínica Balestro, ICCILA, Liquitur Transportes e Nutricionista Gabriela Coelho.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ESTADUAL ADULTO: DATAS DEFINIDAS!

AS EQUIPES A AVATES JÁ TEM DATA PARA SUAS DECISÕES NO CAMPEONATO ESTADUAL DE VOLEIBOL ADULTO FEMININO.


A equipe infanto-juvenil da Languiru/Martin Luther/Pref. Estrela, que disputou o Estadual Adulto como equipe "B" da AVATES, está na busca do terceiro lugar da competição. A partida ocorre no ginásio Ito Snell, em Estrela, nesta quarta feira dia 24, as 20 horas. O adversário será o AER Passo Fundo, que ficou na quarta colocação na fase classificatória. O duelo promete muito equilíbrio, visto que as duas equipes terminaram empatadas na classificação geral, mas as estrelenses tiveram melhor aproveitamento nos critérios de desempate.

 Equipes de Estrela e Passo Fundo estarão novamente frente a frente definindo o terceiro colocado do Estadual Adulto.

Já a equipe da Univates/Avates vai em busca do penta do Estadual. O adversário será outra vez o Grêmio Náutico União, da capital. A data marcada para o primeiro jogo será na segunda feira, dia 29, no União, as 19 horas. A segunda partida do play off será em Lajeado, no Complexo Esportivo da Univates as 20 horas. Em caso de empate, a decisão terá uma terceira partida, novamente em Lajeado, as 20 horas.

Univates/Avates e União decidirão novamente o Estadual Adulto.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

BRASIL É CAMPEÃO SULAMERICANO JUVENIL

EQUIPE DA ATACANTE PAULA MOHR, ATLETA DA AVATES, VENCEU O PERÚ NA FINAL DO SULAMERICANO E GARANTIU VAGA NO MUNDIAL DA REPÚBLICA TCHECA EM 2013.


Mostrando muita superioridade em quadra, a equipe brasileira venceu os dois primeiros sets por 25x15 e 25x16. No terceiro set, a equipe peruana arriscou a vida e conseguiu complicar o jogo do Brasil, vencendo por 25x23 e levando a partida para o quarto set.
O Brasil voltou a se organizar melhor em quadra e dominar a partida, fechando o set em 25x14 e o jogo em 3x1. Além do título sulamericano, a equipe nacional conquistou o direito de disputar o Mundial no próximo ano. Também classificaram-se para a importante competição do próximo ano o Perú (segundo colocado) e a Colômbia (terceiro colocado).

IMAGENS DA AVATES NA ARGENTINA

MAIS ALGUMAS IMAGENS DA AVATES NO TORNEIO DE SAN JERÔNIMO, NA ARGENTINA.

UNIVATES/AVATES JÁ ESTÁ EM FOZ PARA A DISPUTA DOS JUBS

Equipe do Vale do Taquari está em Foz do Iguaçú, representando o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros.
Na chave das gaúchas estão as catarinenses da Unochapecó, as pernambucanas da FMN e as sulmatogrossenses da UCDB. Duas equipes se classificarão para as semi-finais e continuarão na busca do título. Na outra chave estão as equipes de São Paulo UNIP, do rio de Janeiro Universo, do Distrito Federal UCB e do Paraná Unibrasil.

A primeira partida da Univates/Avates será contra a FMN, nesta terça feira, as 17h30min, no Centro de Convenções em Foz do Iguaçú.

Técnico Rodrigo Rother participou de reunião com a delegação gaúcha planejando as atividades que serão realizadas durante o evento.

Brasil 3x0 Chile - Final será contra o Perú


 RIO DE JANEIRO – O DOMINGO (21.10) foi de conquistas para a seleção brasileira juvenil feminina, que disputa o Campeonato Sul-Americano, em Lima, Peru. Na semifinal do torneio, as brasileiras derrotaram o Chile, por 3 sets a 0, parciais de 25/7, 25/14 e 25/17, e se garantiram na decisão. Com a vitória, automaticamente, o Brasil garantiu vaga no Mundial do ano que vem, que acontecerá em agosto, na República Tcheca. Na final desta segunda-feira (22.10), o adversário será o Peru, às 21h, horário de Brasília.

Na busca pelo 17° título da competição, o time verde e amarelo está sendo representado pelas levantadoras Naiane e Giovana; pelas centrais Saraelen, Valquiria e Milka; pelas ponteiras Natália, Gabi, Rosamaria e Paula; pelas opostas Sara e Domingas; além da líbero Juliana.

De volta ao comando da seleção após ser campeão mundial de clubes com o Sollys/Nestlé, o técnico Luizomar de Moura viu a ponteira, e capitã, Rosamaria ser o destaque brasileiro na partida. Ela anotou 20 pontos e foi a maior pontuadora da partida. Ao final do duelo, Luizomar comemorou a vaga no Mundial e elogiou o trabalho feito por Marco Queiroga até sua chegada.

“Estou contente com o trabalho que o Marco Queiroga fez na minha ausência. Tenho um carinho especial por este grupo, que sempre teve muita vontade de estar no Mundial e brigou por isso. Nós ainda não temos o título mundial e agora podemos trazê-lo para o Brasil”, contou Luizomar.

Mais uma vez destaque da partida, Rosamaria se mostrou contente com a atuação do time e elogiou o desempenho em alguns fundamentos.

“Entramos muito focadas, essa foi nossa estratégia. Novamente tivemos o bloqueio como um grande diferencial, a arma do nosso time. Soubemos superar algumas dificuldades no passe. Agora, o importante é estarmos no Mundial e na final”, comemorou a ponteira.

sábado, 20 de outubro de 2012

Brasil sofre mas vence Colômbia por 3x1

Equipe nacional enfrentou mais dificuldades na sua terceira partida pelo Sulamericano Juvenil, mas ainda assim venceu a boa equipe Colombiana por 3x1, com parciais de 25x23-24x26-25x14-25x21.
Agora aguarda adversário da semi-final.



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

INFANTO GARANTE VAGA NAS FINAIS DO ESTADUAL

A EQUIPE INFANTO JUVENIL DA LANGUIRU/MARTIN LUTHER/AVATES/PREF. ESTRELA VENCEU SEUS DOIS JOGOS NESTA SEXTA FEIRA POR 3x0 E GARANTIU VAGA NA ETAPA FINAL, DIA 11 DE NOVEMBRO, NA DISPUTA DA SEMI-FINAL E DE UMA POSSÍVEL FINAL, NA BUSCA DO TÍTULO MÁXIMO DO RIO GRANDE DO SUL.

Equipe estrelense foi campeã da Copa AVATES, do Torneio Início da FGV e do Festival Mercosul, depois terceiro colocado na Copa RS e no Festival Internacional de Estrela e vice no sub-18 na Argentina, busca novamente subir no topo do pódio no Estadual Infanto.

A equipe estrelense voltou a jogar um ótimo voleibol justamente no momento mais importante do ano. Depois de conquistar resultados expressivos no primeiro semestre, a equipe que está sofrendo a perda temporária da ponteira Sabrine, a serviço da Seleção Brasileira Infanto-juvenil, teve que se reesturar e buscar novas alternativas para fazer seu jogo "fluir".
No campeonato Estadual da categoria infanto-juvenil, novas vitórias na segunda etapa classificatória colocam a equipe na disputa da semi-final. O adversário será conhecido neste domingo, quando a outra chave (Sogipa, Notre Dame e Paladino) terá suas disputas e apontará seus classificados.
Nesta sexta-feira, no ginásio do Colégio Martin Luther, em Estrela, a equipe da casa enfrentou a Apaavôlei, de Caxias do Sul e venceu por 3x0, com parciais de 25x12, 25x17 e 25x20. Logo após esta partida, enfrentaram-se a equipe caxiense o União, da capital, com vitória por 3x1 para os portoalegrenses. Na disputa do primeiro lugar da chave, em uma bela partida, a Languiru/Martin Luther/Avates/Pref. Estrela venceu o União por 3x0 (26x24/25x19/25x22) e carimbou passaporte para a etapa final do estadual.

Momento importante
Além de classificar para a etapa final do Estadual Infanto, a equipe disputará na próxima quarta feira, dia 24, o terceiro lugar do Estadual Adulto, no qual a equipe disputou como equipe "B" da Avates. Já no dia 26, será realizado o Campeonato Escolar do Rio Grande do Sul até 17 anos (CERGS), que classificará o campeão para os Jogos Escolares Brasileiros.
Na semana seguinte, dia 28, a equipe vai a Curitiba disputar a Taça Paraná, uma das competições mais importantes do país, inclusive conhecida como "Brasileirinho de Clubes".
Na volta do Paraná, a equipe terá dia 11 de novembro a semi-final e uma possível final do Campeonato Estadual da categoria infanto. Neste importante momento do ano a equipe vai a cada dia encontrando seu melhor jogo.

PAULINHA NO SULAMERICANO DE VOLEIBOL JUVENIL

SELEÇÃO BRASILEIRA VENCE AS DUAS PRIMEIRAS PARTIDAS E ESTÁ CLASSIFICADA ANTECIPADAMENTE PARA AS SEMI-FINAIS. A ATACANTE DA UNIVATES/AVATES PAULA MOHR FOI TITULAR DA EQUIPE NACIONAL NAS VITÓRIAS.

Paulinha atacando contra o Paraguai. Duas vitórias por 3x0 e classificação antecipada.

Está sendo disputado no Perú o Campeonato Sulamerico juvenil feminino, evento que classifica três equipes para o mundial do ano que vem.
Na primeira rodada, vitória do Brasil sobre o Paraguai, por 3x0 (25x09/25x09/25x10). Na segunda rodada nova vitória sobre a Argentina, também por 3x0 (25x13/25x19/25x16).
A atacante da Univates/Avates Paula Mohr, a Paulinha, jogou as duas partidas e vem conquistando espaço na seleção. Neste sábado o jogo será contra a Colômbia, as 19 horas (horário brasileiro), que também venceu seus dois jogos, e a partida vale o primeiro lugar do grupo. A partida será transmitida pelo site Freequencia Latina.

Mais informações podem ser acompanhadas pelo site:
sulamericano de voleibol juvenil 2012 - PERÚ

Brasil comemora mais um ponto e a classificação para as semi-finais.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Abertas as Olimpíadas Universitárias JUBs 2012



Campeã olímpica em Londres 2012, a judoca Sarah Menezes acendeu a pira das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012, na noite desta quinta-feira, 18, abrindo oficialmente a maior competição universitária do Brasil. A Cerimônia de Abertura foi realizada no Mirante Central da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), e contou com a presença de diversos competidores que ficaram encantados com o show de luzes projetadas na barragem.
Além dos atletas, estiveram presentes à cerimônia o Diretor de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida do Estado do Paraná, Luis Costenaro; o Prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi; o Presidente da CBDU, Luciano Cabral; o Diretor Geral das Olimpíadas Universitárias e Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Edgar Hubner; e o Presidente da Federação Paranaense de Desporto Universitário, Ney Mecking, entre outras autoridades presentes ao evento. “Gostaria de agradecer á cidade de Foz do Iguaçu e à Usina de Itaipu por essa bela recepção. Desejo sorte aos atletas, técnicos e voluntários. Uma grande competição a todos”, disse o paranaense Edgar Hubner.
“Se somarmos os 52 anos de Jogos Universitários aos oito de Olimpíadas Universitárias teremos 60 anos de competições universitárias nacionais no Brasil. É um numero significativo e que nos deixa muito orgulhosos”, disse o presidente da CBDU, Luciano Cabral.
Inovadora, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Universitárias não aconteceu dentro de um ginásio, mas ao ar livre. Mas a festa manteve a tradição da entrada das bandeiras dos 26 estados nacionais mais o Distrito Federal, além do Hino Nacional Brasileiro. A cerimônia teve ainda o juramento dos atletas, realizado pelo enxadrista Hugo Mendonça Caetano, de Foz do Iguaçu, e o juramento dos árbitros, que foi feito pelo pai do atleta, o professor de matemática e árbitro de xadrez, Pedro de Mendonça Caetano.
Na sequência, o Prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi deu as boas vindas a todos os participantes da competição e declarou abertas as Olimpíadas Universitárias. “Eu fui atleta universitário e ficava em alojamento coletivo. Hoje os atletas estão nos bons hotéis de Foz do Iguaçu. Parabéns ao COB e à CBDU por proporcionarem o melhor para todos os participantes. Sejam todos bem-vindos à Foz do Iguaçu”, disse o Prefeito.
O ponto alto da festa ficou para o final. Um espetáculo de luzes dinâmico e original, sincronizado com uma trilha sonora criada pelo diretor musical Antonio Faya, impressionou os espectadores pela beleza e grandiosidade. A usina iluminada pareceu ser maior do que ela realmente é.
Após o show, a judoca Sarah Menezes acendeu a pira das Olimpíadas Universitárias. "Ser convidada para acender a pira é um reconhecimento. Sinto orgulho de representar o meu estado, o meu esporte e a minha faculdade”, disse a campeã olímpica, que conheceu as Cataratas do Iguaçu na manhã da quinta-feira.
Maior usina geradora de energia do mundo, a Hidrelétrica de Itaipu foi construída entre 1975 e 1982 no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, o termo significa "pedra que canta". A barragem tem uma altura de 196 metros e comprimento de 7,9 km. Para se ter uma ideia do tamanho da usina, a quantidade de concreto usado para a sua construção seria suficiente para levantar 210 estádios do Maracanã. O ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel e o volume de escavação de terra e rocha é 8,5 vezes maior que o do Eurotúnel, que liga a Inglaterra e a França. A sua construção envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas.

Cerca de 3 mil atletas de todos os estados brasileiros disputam as Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. Os esportes individuais abriram a competição. Na quinta-feira, aconteceu a primeira rodada do torneio de xadrez, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Os combates do judô e as disputas do atletismo e da natação começam nesta sexta-feira e vão até domingo, no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti. Os torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei começam no dia 23 com as partidas pela fase classificatória.
As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), corealizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio da Federação Paranaense de Esporte Universitário e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

TAÇA PARANÁ: AVATES RECEBE APOIO DA FUNDERGS

A AVATES VAI A CURITIBA DE 22 DE OUTUBRO A 02 DE NOVEMBRO, DISPUTAR A TAÇA PARANÁ, UMA DAS PRINCIPAIS COMPETIÇÕES DE BASE DO PAÍS. PARA ESSA DISPUTA, CONTARÁ COM O APOIO DA FUNDERGS!

Secretário do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul, Kalil Sehbe, entrega para Luiz Eduardo Dacol, vice-presidente da AVATES, o convênio que presta apoio na disputa da Taça Paraná.

As equipes das categorias mirim, infantil e infanto-juvenil da Associação Vale do Taquari de Esportes já estão mobilizadas para a disputa da Taça Paraná, uma das principais competições do ano. O evento é conhecido nacionalmente como "Brasileiro de Clubes" e conta com a participação das principais equipes do Brasil. Em 2009 a equipe estrelense conquistou o título da competição na categoria infanto-juvenil e neste ano buscará novamente repetir o feito.
Neste difícil desafio, a AVATES contará mais uma vez com o apoio da Fundergs e da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, que repassarão um auxílio financeiro para custeio do ônibus que trasportará as três equipes de Estrela a Curitiba.
Para o presidente da AVATES, Rodrigo Rother, a disputa da Taça Paraná traz benefícios que vão além da associação: "É um dos principais eventos do país e tem um altíssimo nível técnico. Estas experiências que nossas atletas passarão durante o evento serão fundamentais no desenvolvimento delas como atletas e no crescimento do voleibol no Rio Grande do Sul, visto que temos atletas em várias seleções gaúchas e brasileiras, e que estarão vestindo nossa camisa no evento".

terça-feira, 16 de outubro de 2012

DESAFÍO INTERNACIONAL TERMINA EMPATADO

UNIVATES/AVATES DERROTA A ARGENTINA POR 2x1 NA ÚLTIMA PARTIDA E ENCERRA A SÉRIE DE JOGOS ENTRE AS DUAS EQUIPES COM UM EMPATE.


Chegou ao final o período de preparação da Seleção Argentina juvenil em Lajeado e Estrela.
Durante a sua estadia na região, além dos treinamentos, foram realizados quatro jogos amistosos com a equipe adulta da Univates/Avates. Foram disputadas quatro partidas, na primeira 3x1 para as argentinas, na segunda 3x1 para as brasileiras. Na terceira, o mesmo placar voltou a se repetir novamente a favor das "hermanas". Na última partida da série, disputada em melhor de três sets, vitória da Univates/Avates e empate em dois jogos para cada time.
A Univates/Avates aproveitou as partidas para preparar-se para os Jogos Universitários Brasileiros, que serão disputados em Foz do Iguaçú de 23 á 27 de outubro, e para o play-off final do Estadual contra o Grêmio Náutico União dias 29 e 30 de outubro, já a Seleção Argentina aproveitou os jogos como preparação para o Sulamericano, que será disputado no Perú, de 18 a 22 de outubro.

Comissões técnicas da Argentina e da Univates/Avates.

domingo, 14 de outubro de 2012

Univates/Avates busca o empate no desafío internacional

Após três jogos contra a Seleção da Argentina que terminaram em 3x1, dois contra e um a favor, a equipe da Univates/Avates tentará empatar a série no último jogo, marcado para esta segunda feira, as 17 horas no Complexo Esportivo da Univates.
As três partidas disputadas até agora foram muito equilibradas e decididas nos detalhes. Para o técnico da equipe da casa, Rodrigo Rother, está sendo muito válido este intercâmbio com as argentinas; "Os jogos estão sendo disputados num nível muito alto e com grande motivação, principalmente por parte da seleção argentina, que está na reta final de preparação para disputar o Sulamericano no Perú, semana que vem. Isso traz um componente a mais na vontade de vencer as partidas, mesmo sendo amistosas".

Treinamentos e atividades realizadas
Além dos jogos quatro jogos que serão realizados contra a equipe da Univates/Avates, a Seleção Argentina juvenil está realizando treinamentos técnicos e físicos durante este período em que estão em Lajeado e Estrela.
Na quinta feira, dia 11, a turma matriculada na disciplina de voleibol do curso de Educação Física da Univates pode acompanhar o treinamento da Seleção realizado no Complexo Esportivo e, após o término do mesmo, a comissão técnica da equipe palestrou para os alunos sobre a preparação da Seleção, a realidade esportiva encontrada no país vizinho e as características semelhantes e distintas do voleibol praticado no Brasil e na Argentina.
Confira algumas imagens dos treinamentos da Seleção Argentina juvenil realizados no Complexo Esportivo da Univates:

 Eduardo Guillaume, técnico da Seleção Argentina, palestrou para os alunos do curso de EF da Univates, na disciplina de Voleibol.


sábado, 13 de outubro de 2012

AVATES NA TV!

Assista esta matéria exibida no Jornal da Univates, abordando um resumo da participação de nossas equipes no Torneio de San Jerônimo (Argentina) e a preparação da equipe adulta para os JUBS e o play-off final do Estadual.
Clique aqui e assista a matéria!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

UNIVATES/AVATES X ARGENTINA

NO PRIMEIRO JOGO, QUARTA FEIRA, VITÓRIA DA ARGENTINA POR 3X1. NA SEXTA FEIRA FOI A VEZ DA UNIVATES/AVATES EMPATAR A SÉRIE COM O MESMO PLACAR DE 3X1. PRÓXIMOS JOGOS OCORREM  NESTE SÁBADO E NA SEGUNDA-FEIRA.

 
De quarta-feira até segunda (11 á 15), a seleção Argentina juvenil treina no Complexo Esportivo da Univates e no Colégio Martin Luther com o objetivo de preparar-se para o Campeonato Sul-Americano que será disputado em Lima, no Peru, ainda no mês de outubro. Esta será a única forma de ganhar ritmo para o torneio internacional.
A equipe sub-19 da Argentina desembarcou em Estrela com um grupo formado de 12 atletas. Segundo a comissão técnica, a ideia é organizar taticamente o elenco para deixar a seleção pronta para o desafio internacional. “Escolhemos enfrentar a Univates/Avates nesta preparação em razão do alto nível do time gaúcho e da grande estrutura física disponibilizada pela instituição para os treinos”, disse Eduardo Guillaume, técnico da Argentina.
A quinta-feira (11), foi o dia no qual não ocorreu jogo, assim como ocorrerá domingo. Nestes dias a comissão tem suas atividades destinadas a treinos táticos e técnicos. No restante das datas, a seleção Argentina enfrenta a Univates/Avates em quatro partidas.

MARTIN LUTHER x SOGIPA - SEMI FINAL DO ESTADUAL INFANTIL


A equipe infantil da Languiru/Martin Luther/Avates/Pref. Estrela esteve em Caxias do Sul, dia 11, disputando mais uma etapa classificatória do Campeonato Estadual da categoria.
Em jogos muito disputados, com vitória sobre a Apaavôlei (Caxias do Sul) por 2x0, derrota por 1x2 para o Notre Dame (Passo Fundo) e vitória por 2x0 sobre o Paladino (Gravataí), a equipe estrelense classificou-se em segundo lugar na chave e está na semi-final da competição. O adversário será a Sogipa, da capital. A outra semi-final será entre União e Notre Dame.
A etapa final será disputada em Porto Alegre, dia 02 de dezembro.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SELEÇÃO DA ARGENTINA EM LAJEADO E ESTRELA

A Seleção Argentina de voleibol juvenil feminino está em Lajeado e Estrela fazendo sua preparação para o Sulamericano no Perú. A equipe do país vizinho realizará jogos e treinamentos em conjunto com as equipes da AVATES que também aproveitam para prepararem-se para os Jogos Universitários Brasileiros e as finais do Campeonato Estadual adulto.
Os jogos serão disputados no Complexo Esportivo da Univates e no Colégio Martin Luther. Confira:

Dia 10/10 - 18 horas - Complexo Esportivo da Univates - Univates/Avates x Seleção Argentina
Dia 12/10 - 18 horas - Colégio Martin Luther - Univates/Avates x Seleção Argentina
Dia 13/10 - 16 horas - Complexo Esportivo da Univates - Univates/Avates x Seleção Argentina
Dia 15/10 - 17 horas - Complexo Esportivo da Univates - Univates/Avates x Seleção Argentina

  Algumas das atletas da Seleção Argentina Infanto, que estiveram em Estrela em junho, poderão ser vistas novamente em quadra, desta vez com a Seleção Juvenil.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Torneio de San Jerônimo - Argentina

 
Equipes da AVATES foram até San Jerônimo, na Argentina, disputar o torneio local, que neste ano teve a participação de 51 equipes femininas da Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, Brasil e Argentina, configurando uma competição de alto nível técnico e grande exigência.
A Associação Vale do Taquari de Esportes levou três equipes para disputar o evento com o apoio da FUNDERGS e Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.
Infelizmente nenhuma das três equipes chegou ao título, mas puderam utilizar o torneio para aumentar a experiência e ritmo de jogo, trazendo benefícios na preparação das equipes para os próximos desafíos no ano. A equipe da Univates/Avates era a atual tricampeã do torneio.
Confira abaixo algumas imagens do evento:


Argentina – Foram quatro dias de voleibol em solo Argentino. De sexta-feira (5) até segunda-feira (8) a delegação da Avates disputou com três categorias: infantil, infanto e adulto, o 19° Abierto Nacional de 1° División - Libertad 2012 na cidade de San Jeronimo na província de San Carlos na Argentina.
Tanto o time adulto, Univates/Avates, como a equipe infanto, Languiru/CML/Pref. Estrela, ficaram na terceira colocação em chaves de seis equipes. Como somente os dois primeiros colocados passavam para as finais, nenhum dos times se classificou para a etapa decisiva da competição.
De acordo com o supervisor da Avates, Marcelo Sehn, os jogos foram acirrados e com um nível elevado. “Foram cinco jogos muito bons, de alta exigência e que contribuíram na preparação da equipe adulta para o playoff final do estadual.”
Os próximos jogos da Univates/Avates serão uma série de quatro partidas contra a Seleção Argentina juvenil a partir de quinta-feira (11) no ginásio do Complexo Esportivo da Univates com entrada franca. O desafio amistoso internacional irá servir de base para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), que será disputado em Foz do Iguaçu no Paraná de 25 a 28 deste mês. Competição que em 2011 a equipe do Vale do Taquari ficou com o terceiro lugar, colocação inédita no cenário do voleibol gaúcho feminino.
Já as finais do estadual adulto, ocorrem nos dias 29 e 31 de outubro. A primeira partida será em Porto Alegre no ginásio do Grêmio Náutico União e a segunda no Complexo Esportivo da Univates em Lajeado. Se for necessária a realização de um terceiro jogo, o duelo está pré-agendado novamente para a sede da Univates/Avates.
Em 2012 a viagem à Argentina conta com o apoio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, por intermédio da Fundação de Esporte do Rio Grande do Sul (FUNDERGS).
Além disso, as equipes da Avates recebem o apoio do Colégio Martin Luther, Prefeitura Municipal de Estrela, Univates, Cooperativa Languiru, Academia Corpus, ASICS, Clínica Balestro, ICCILA, Liquitur Transportes e Nutricionista Gabriela Coelho.

Texto: Marcus Staudt

terça-feira, 2 de outubro de 2012

UNIVATES/AVATES EM MAIS UMA FINAL DE GAUCHÃO!!!

NUMA JORNADA DUPLA EM PASSO FUNDO, UNIVATES/AVATES VENCE MAIS UMA E GARANTE VAGA NA FINAL DO ESTADUAL ADULTO. JÁ A LANGUIRU/MARTIN LUTHER/PREF. ESTRELA, EM MAIS UM JOGO DE 5 SETS, MESMO PERDENDO CLASSIFICOU-SE PARA DISPUTAR UM SURPREENDENTE TERCEIRO LUGAR NA COMPETIÇÃO.

A capitã da equipe da Univates/Avates, Suélen, foi a melhor em quadra na última partida do segundo turno do estadual.

No domingo (30), a última rodada do segundo turno do Campeonato Estadual de vôlei foi decisiva para as equipes da Avates. Na parte da manhã o time adulto, Univates/Avates, venceu as donas da casa, Associação Esportiva Recreativa, pelo placar de 3x1, com parciais de 25x15, 20x25, 25x14 e 25x22. Já no período da tarde, a equipe Languiru/CML/Pref. Estrela, perdeu para a AER por 3x2, parciais de 13x25, 19x25, 25x23, 25x22 e 10x15. Com os resultados, a decisão do gauchão 2012 será novamente entre Univates/Avates, primeira colocada na classificação geral, contra o segundo colocado, Grêmio Náutico União.
Como na quinta-feira (27), a Languiru/CML/Pref.Estrela venceu a Apaavôlei em Caxias do Sul por 3x2, mesmo com a derrota para a equipe de Passo Fundo no domingo, o time infanto da Avates garantiu a terceira colocação geral na competição e vai decidir o terceiro lugar em Estrela novamente contra a AER, que ficou em quarto lugar geral.

As equipes da Avates recebem o apoio do Colégio Martin Luther, Prefeitura Municipal de Estrela, Univates, Cooperativa Languiru, Academia Corpus, ASICS, Clínica Balestro, ICCILA, Liquitur Transportes e Nutricionista Gabriela Coelho.


Fórmula da decisão
A final do estadual entre Univates/Avates e Grêmio Náutico União, ainda sem data definida pela Federação Gaúcha de Vôlei, deve acontecer no mês de outubro. O primeiro jogo vai ser disputado em Porto Alegre e o segundo em Lajeado, caso seja necessário a realização de uma terceira partida no playoff, o local será novamente no Complexo Esportivo da Univates.
Já na decisão do terceiro lugar entre Languiru/CML/Pref.Estrela e Associação Esportiva Recreativa será somente um jogo sediado no ginásio do Colégio Martin Luther em Estrela, a data também não foi definida pela FGV.

Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul
No sábado (29), a equipe adulta da Associação Vale do Taquari de Esportes, Univates/Avates ainda foi eliminada da fase classificatória dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul na cidade de Santa Maria onde representava o município de Estrela. Na competição, as comandadas de Rodrigo Rother, venceram o time de Cachoeira do Sul pelo placar de 2x0, com parciais de 25x6 e 25x14 e foram derrotadas pela equipe da casa, por 2x1 parciais de 20x25, 25x21 e 11x15, que se classificou para próxima etapa.

INFANTIL CLASSIFICADO PARA PRÓXIMA FASE DO ESTADUAL

NO DOMINGO, DIA 30, A EQUIPE INFANTIL VENCEU TODOS OS JOGOS DA SUA CHAVE E CLASSIFICOU-SE PARA A PRÓXIMA FASE DO CAMPEONATO ESTADUAL DA CATEGORIA.

Infantil venceu 4 jogos no domingo.

No domingo, dia 30, a equipe infantil da Languiru/CML/AVATES/Pref. Estrela voltou a quadra pela segunda etapa do campeonato estadual da categoria.
Jogando em casa e com o apoio da torcida conquistou quatro vitórias por dois sets a zero, frente as equipes AVF (Santa Maria), Paladino (Gravataí), Ginástica (Novo Hamburgo) e São Bento (Bento Gonçalves) e classificou-se para a terceira fase da competição.
Para esta terceira etapa, que será disputada em Caxias do Sul dia 11 de outubro, a equipe estrelense terá como adversários a equipe da casa Apaavôlei (Caxias do Sul), Notre Dame (Passo Fundo) e Paladino (Gravataí). As duas melhores classificam-se para as finais dia 2 de dezembro.