PENEIRA DA AVATES, QUE OCORRE DIA 24, É VITRINE PARA ATLETAS DE TODO O PAÍS QUE BUSCAM OPORTUNIDADE DE REALIZAREM SEU SONHO E TORNAREM-SE JOGADORAS PROFISSIONAIS.
Larissa (e) é irmã de Laura (d), atleta da AVATES.
Laura Firmino é de Poços de Caldas/MG. Aos 14 anos saiu de casa para jogar vôlei em Barueri/SP. Após um ano, a equipe fechou as portas, mas Laura não desistiu. Foi contratada para jogar em São Caetano/SP e seguiu em busca de seu sonho. Mais um ano se passou e, sem oportunidades de tornar-se profissional lá, ela se viu na necessidade de buscar outro caminho. Foi então que veio para Estrela.
Com um histórico de formar várias atletas que atuam hoje na Superliga, a equipe da Languiru/Martin Luther/AVATES tornou-se uma opção para Laura seguir sua formação como jogadora e abrir portas no mercado da modalidade. Domingas Soares de Araújo (no SESI/SP), Paula Mohr e Carla Reginatto (Valinhos/SP), Andressa Krachefski e Djuly Schmorantz (São Caetano/SP) e Amanda Sehn (Pinheiros), são exemplos formados em Estrela e que hoje despontam no cenário do voleibol nacional. Já Liciê Leite (Mason Patriots - EUA), Bárbara Krug (University of Rio Grande Valley - EUA), Verônica Farias (CF Florida - EUA), Franciele Stédile (OrPo - Finlândia) e Lisandra Ludke (VC Harnes - França) aproveitaram a formação recebida em Estrela e buscaram seu lugar no vôlei fora do Brasil.
Além do know-how na formação, a estrutura encontrada em Estrela chamou a atenção de Laura: bolsa de estudos, apartamento, treinamento e competições em alto nível, acompanhamento médico, nutricional e fisioterápico. Laura se adaptou tão bem e está se sentindo tão em casa que trouxe sua irmã Larissa (13) para um período de treinos na equipe estrelense.
Uma das formas de ingresso nas equipes da Languiru/Martin Luther/AVATES é através da "Peneira", que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro. Será o momento de abrir as portas para que outras meninas que buscam o sonho de tornarem-se atletas profissionais possam iniciar seus passos.
O técnico Rodrigo Rother, que participou da formação de todas as atletas citadas acima, comenta sobre o perfil das futuras atletas que estão sendo procuradas: "Como trabalhamos com formação, não é necessário saber jogar. Primeiro buscamos meninas que tenham muita vontade e que sonham jogar vôlei. Depois vemos as que tem facilidade e potencial para tornarem-se. Ser alta ajuda muito, mas isso não exclui as menores".
A "Peneira" ocorre no ginásio do Colégio Martin Luther, dia 24, as 14 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local diretamente com os professores responsáveis. Podem participar meninas de 11 a 16 anos. Informações podem ser obtidas no face da AVATES (www.facebook.com/avates2016/) ou na secretaria do Colégio Martin Luther, pelo fone (51)3712-1248.
As equipes da Associação Vale do Taquari de Esportes - AVATES - e do Colégio Martin Luther realizam a "Peneira" e contam com o apoio de Cooperativa Languiru, Univates, Lojas Benoit, Prefeitura de Estrela, Plastrela, Lojas Show dos Esportes, Clínica de Fisioterapia Espaço e Saúde, Nutricionista Nádia Rigobello e Unificado Pré Vestibular.
Andressa é libero do São Caetano na Superliga.
Já Liciê realiza seu sonho jogando nos Estados Unidos.